Participantes

PARTICIPANTES

Cíntia Sanmartin Fernandes

Doutora em Sociologia Política pela UFSC, com doutorado sanduíche junto à Université René Descartes-ParisV/Sorbonne, tendo realizado dois estágios pós-doutorais: um no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-SP e outro no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC). É autora do livro Sociabilidade, Comunicação e Política (Editora E-Papers, 2009).

George Yúdice

É professor de Estudos Latino-Americanos e do Departamento de Línguas Modernas e Culturas da Universidade de Miami e coordenador doObservatório de Comunicação e Economia Criativa (da Universidade de Miami). Tem formação pós-graduada em Línguas e Literaturas Românicas (pela Universidade de Princeton) e Sociolinguística (pela CUNY). Em suas pesquisas mais recentes vem se especializando no debate que envolve atualmente os processos criativos articulados ao âmbito da cultura, as transformações no mercado da música e a necessidade de renovação das políticas culturais. É autor dos seguintes livros: Política Cultural (Gedisa 2004); A conveniência da cultura (Ed. UFMG, 2005); eNuevas tecnologías, música y experiencia (Gedisa, 2007).

Ju Bones

Jornalista e trombonista de vários grupos de fanfarra tais como Orquestra Voadora, Go East e Os Siderais, os quais atuam de forma nômade na cidade do Rio de Janeiro.

Luis Albornoz

Possui graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade de Buenos Aires e doutorado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Complutense de Madri. Especialista em indústrias culturais, diversidade cultural e políticas para o setor da cultura. Trabalha atualmente como professor Titular do Departamento de Jornalismo e Comunicação Audiovisual da Universidade Carlos III de Madri. É autor dos seguintes livros individuais: Al fin solos (La Crujía, 2000) e Periodismo Digital (La Crujía, 2007).

Micael Herschmann

É historiador com formação pós-graduada em Comunicação e Ciências Sociais. Vem trabalhando há vários anos na qualidade não só de professor da ECO/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas também como pesquisador do CNPq. Além disso, coordena o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM-ECO/UFRJ) e o GP de Comunicação, Música e Entretenimento da INTERCOM. É autor dos seguintes livros individuais: Indústria da Música em Transição (Editora Estação das Letras e das Cores, 2010), Lapa, cidade da música (Editora Mauad X, 2007) e O funk e hip hop invadem a cena (Editora UFRJ, 2000).

Robson Camilo

Radialista que atualmente trabalha como Gerente do Departamento de Música e Dança da Subsecretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Silvia Borelli

É coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP) e docente colaboradora do Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM- SP). Fez graduação em Ciências Políticas e Sociais na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; e mestrado, doutorado e livre docência na PUC-SP. É autora dos seguintes livro: Jovens na cena metropolitana (Paulinas, 2009); Comunicação, narrativas e culturas urbanas (EDUC, 2009); Jóvenes, políticas y culturas (CLACSO/Homo Sapiens, 2012)